Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cooperativas da região Noroeste do Rio Grande do Sul aderem ao programa Leite Gaúcho

Iniciativa beneficia 19 municípios e 1.628 famílias, responsáveis pela produção de 4,2 milhões de litros ao mêsNove cooperativas de leite da região Noroeste do Rio Grande do Sul assinaram Termo de Cooperação Técnica, na terça, dia 18, durante o programa Interiorização de Governo, em Ijuí. O termo formaliza adesão ao programa estadual Leite Gaúcho, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. A iniciativa do governo do Estado beneficia 19 municípios e 1.628 famílias, responsáveis pela produção de 4,2 milhões de litros/mês.

Conforme o documento, também assinado pelo secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, os produtores passam a ter capacitação, assistência técnica, monitoramento da produção e acesso a crédito subsidiado, entre outros benefícios.

Além de aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite produzido no Estado, o programa Leite Gaúcho pretende garantir aos agricultores familiares renda mensal e alternativas econômicas a quem deseja sair da cadeia produtiva do fumo, tendo em vista acordos internacionais de redução na produção de tabaco.

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, com mais de 3,3 bilhões de litros anuais, o que significa 12% da produção nacional, ficando atrás somente de Minas Gerais. A produção gaúcha é de 9,5 milhões de litros/dia, considerada muito abaixo da capacidade de processamento da indústria, que é de 16 milhões de litros/dia. A produtividade, no entanto, é uma das melhores do Brasil, chegando a 2.336 litros/vaca ordenhada por ano.

Sair da versão mobile