Pecuária

Covid-19: OMS minimiza risco de transmissão por alimentos

Segundo chefe do programa de emergências da organização, não há evidências científicas de que a cadeia alimentar participe da transmissão do vírus

frango, indonésia
Foto: Ministério da Agricultura

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 13, o chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, minimizou o risco de contaminação por Covid-19 no contato com alimentos. Ele também pediu às pessoas que não tenham medo de que o vírus entre na cadeia alimentar.

“As pessoas não devem temer alimentos, embalagens de alimentos ou entrega de alimentos”, afirmou. “Não há evidências de que a cadeia alimentar participe da transmissão desse vírus”, acrescentou.

A declaração acontece depois que a China diz ter detectado o vírus em frangos enviados pelo Brasil e também depois que embalagens de camarão enviadas do Equador para a China testaram positivo para a presença do novo coronavírus.

Longo caminho

A chave para combater a pandemia do novo coronavírus é impedir a transmissão comunitária, segundo Ryan. “Uma porcentagem muito pequena da população mundial já teve o vírus, por isso, ainda temos um longo caminho para percorrer”, afirmou.