Na pista do Brahman Show Rio, os animais de pelagem cinza foram maioria, mas, assim como em outras exposições, o brahman vermelho também marcou presença. Lado a lado, as duas linhagens disputaram a preferência do jurado. A diferença entre as duas é basicamente a cor. O brahman vermelho tem a mesma base genética, apenas uma porcentagem a mais de sangue gir, responsável pela coloração.
? Em conformação o que se quer é o mesmo para o vermelho e o cinza: animal precoce, com musculatura, correto de aprumos, só que eles usam uma genética diferente, que é de animais que são 100% vermelhos ? explica o jurado Mário Carpena.
No Brasil, a linhagem vermelha ainda é pouco difundida. Dos 200 mil animais da raça brahman existentes no país, apenas 1% é vermelho. Os produtores estão buscando essa genética aos poucos.
? São animais com a mesma habilidade materna, cascos largos e bocas grandes, porém puxam a pelagem vermelha porque tem mais sangue gir. É uma questão de gosto ? conta o veterinário Jorge Luiz Alteia.
Gosto e visão de mercado. O criador Jacques Ribeiro, do Rancho 55, enxergou nessa linhagem uma ótima oportunidade negócio. Ele fez uma parceria com a HK Catle, uma das maiores selecionadoras dessa linhagem nos Estados Unidos. A propriedade americana comprou 10 vacas de cabeceira do plantel. O primeiros embriões chegaram ao país há duas semanas.
? Ao visitarmos países como Colômbia e Estados Unidos pudemos notar que lá fora o mercado do brahman vermelho é muito grande ? comenta o pecuarista.