Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cresce procura pelo brahman vermelho para cruzamento industrial

Valorização dessa linhagem em leilões de elite é crescenteO brahman de linhagem vermelha ganha espaço no Brasil. Nos leilões de elite, a valorização desses animais tem crescido bastante. A procura por sêmen e reprodutores para cruzamento industrial também aumentou nos últimos anos, e cada vez mais criadores se rendem a essa pelagem que já faz sucesso em países como Estados Unidos e Colômbia.

Na pista do Brahman Show Rio, os animais de pelagem cinza foram maioria, mas, assim como em outras exposições, o brahman vermelho também marcou presença. Lado a lado, as duas linhagens disputaram a preferência do jurado. A diferença entre as duas é basicamente a cor. O brahman vermelho tem a mesma base genética, apenas uma porcentagem a mais de sangue gir, responsável pela coloração.

? Em conformação o que se quer é o mesmo para o vermelho e o cinza: animal precoce, com musculatura, correto de aprumos, só que eles usam uma genética diferente, que é de animais que são 100% vermelhos ? explica o jurado Mário Carpena.

No Brasil, a linhagem vermelha ainda é pouco difundida. Dos 200 mil animais da raça brahman existentes no país, apenas 1% é vermelho. Os produtores estão buscando essa genética aos poucos.

? São animais com a mesma habilidade materna, cascos largos e bocas grandes, porém puxam a pelagem vermelha porque tem mais sangue gir. É uma questão de gosto ? conta o veterinário Jorge Luiz Alteia.

Gosto e visão de mercado. O criador Jacques Ribeiro, do Rancho 55, enxergou nessa linhagem uma ótima oportunidade negócio. Ele fez uma parceria com a HK Catle, uma das maiores selecionadoras dessa linhagem nos Estados Unidos. A propriedade americana comprou 10 vacas de cabeceira do plantel. O primeiros embriões chegaram ao país há duas semanas.

? Ao visitarmos países como Colômbia e Estados Unidos pudemos notar que lá fora o mercado do brahman vermelho é muito grande ? comenta o pecuarista.

Sair da versão mobile