Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Criador de galinha caipira do interior de São Paulo adapta alimentação das aves para driblar altas nos preços do milho

Produtor substituiu a ração tradicional por dieta a base de verduras, legumes e capimCriadores de galinha caipira vêm sofrendo com as altas no preço do milho nos últimos meses. Para não se desfazer dos animais, produtores buscam alternativas à ração tradicional. Na propriedade do técnico em pecuária Daniel Pereira, no interior de São Paulo, a criação de galinhas tem um propósito especial: a produção é utilizada por um projeto social que atende crianças carentes da região de Itapetininga (SP).

Com a valorização do milho no ano passado, os idealizadores do projeto foram obrigados a adaptar a dieta dos animais. Na tentativa de baixar os custos com a alimentação das aves, Pereira está substituindo a ração por verduras, legumes e capim.

– Para baratear o custo substituímos a ração por restos de verduras. A alimentação vem dando resultado, só que o tempo necessário para criar os frangos tem aumentado, em média, de 10% a 15% do que quando se usa o milho – explica Pereira.

Em função das mudanças na alimentação, o criador está levando cerca de 120 dias para ter os animais prontos para o abate, com dois quilos cada um. Se as aves estivessem comendo milho como deveriam, o prazo seria de 90 a 100 dias.

– O ideal seria uma alimentação concentrada com milho, porque o milho é a matéria-prima para qualquer animal. Diminuímos o milho com as galinhas porque o saco está muito caro e precisamos reduzir os custos – argumenta o agrônomo Marco Antônio Bueno.

Amauri Elias Xavier, presidente do Sindicato Rural de Itapetininga, defende que, para investir em produtividade, o produtor precisa ter as condições necessárias.

– O produtor precisa de preços compatíveis para que ele possa investir na criação, adotar novas técnicas e ser um grande produtor. Só assim o Brasil pode superar as dificuldades e se tornar celeiro do mundo.

Sair da versão mobile