Criadores de Brasil e Chile estreitam relações para negociar genética e carne das raças simental e simbrasil

Integração comercial começou ainda em 2012Brasil e Chile deverão estabelecer estratégias para viabilizar um programa internacional de integração comercial visando futuros negócios bilaterais de carnes premium utilizando as genéticas simental e simbrasil. O presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), Alan Fraga, e o presidente da Asociación de Criadores Bovinos de Chile (ACBC), Fernando Carmine, deverão encontrar-se até o dia 25 de março, reunindo criadores de ambos os países para definir uma

A integração comercial começou em 2012 e saiu fortalecida após encontro das entidades na Expointer 2012. Na ocasião, Carmine ficou impressionado com o perfil de julgamento exercido pelo juiz das raças Simental e Simbrasil, Plinio Paganini Filho. O fato rendeu um contive da ACBC, entidade que congrega todas as raças bovinas do país andino, ao técnico brasileiro para participar na 82ª Exposição Agropecuária de Temuco, realizada em novembro e uma das maiores do país.

— Queremos realizar uma parceria que seja produtiva para os pecuaristas dos dois países — ressaltou Fraga. Segundo ele, a ACBC quer aplicar o conhecimento técnico de acasalamentos e uso de genética simental para melhoramento do rebanho chileno.

Fernando Carmine deseja formalizar um acordo marco de integração entre as Associações.

— Com a finalidade de realizar ações conjuntas integradoras garantindo resguardo ao patrimônio genético-sanitário entre Brasil-Chile — afirma.