>> Leia mais notícias sobre o setor
Mais de 150 troféus foram entregues aos cavaleiros, amazonas, criadores e donos dos cavalos premiados em 21 modalidades esportivas e de trabalho que se destacaram nas provas oficiais da ABQM no ano passado.
Aqueles que tiveram a maior pontuação no ranking geral da ABQM foram premiados. O melhor animal foi ST Tapioca; cavaleiro (Vagner Simionato – que recebeu o prêmio pela sexta vez consecutiva); amazona (Keila Suelen Aparecida de Mendonça); criador (Márcio Matheus Tolentino); proprietário (Haras Raphaela); reprodutor (El Shady Zorrero); e reprodutora (ST Cajuína).
Além do ranking, a 4ª edição do Hall da Fama homenageou criadores, treinadores e os animais que ajudaram a construir a história da raça no país. Cavalos já desaparecidos, como Melodys Dun It, consagrado campeão de rédeas e recordista nacional de venda de coberturas, e Shady Apolo Bars, campeão nacional de apartação, grande campeão de conformação por oito vezes. O reprodutor Apollo VM. E Don Diego Bars, líder na reprodução da Vaquejada. Além dos criadores Fauzet Farha, que importou importantes cavalos para o Brasil. E Antonio Renato Prata, o Pratinha, fundador da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O treinador José Eduardo Pacheco Borba, conhecido como “o brasileiro encantador de cavalos”. E o cavaleiro Jayme Rodrigues, vencedor da primeira prova de apartação da ABQM na década de 1970 e um especialista em uma das provas mais bonitas da raça.