Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Criadores de cavalos reivindicam reconhecimento da atividade como parte da pecuária

Vice-presidente da ABCCMM diz que é necessário descaracterizar equinos como animais de estimaçãoLideranças que representam criadores de cavalos reivindicam maior atenção por parte do governo federal para o reconhecimento da atividade como parte do agronegócio. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Antônio Sérgio Barbosa, o fato de o animal ser considerado de estimação reflete diretamente nos custos dos criatórios.

– No Manual de Crédito Rural, o equino não é caracterizado como pecuária bovina, mas sim como pet. Então, os juros são diferentes e não temos os benefícios do crédito rural. Ainda não conseguimos colocar o cavalo como uma ferramenta de trabalho – diz.

Um estudo feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em 2009 mostra que criação de cavalos movimentava mais de R$ 7 bilhões, gerando cerca de quatro milhões de empregos, entre diretos e indiretos. O estudo está sendo refeito e vem apontando um crescimento anual de 20%. São mais de seis milhões de cavalos e 80% têm como destino o uso nas atividades de pecuária de corte.

Barbosa relata que, para alimentar os cavalos, os criadores pagam 40% mais impostos do que para o rebanho bovino.  

– A ração para cavalo é penalizada como ração de cachorro e isso não tem lógica – salienta. 

Ele revela ter conseguido um contrato para custeio da atividade por meio do Banco do Brasil, utilizando a característica de pecuária bovina. Entretanto, não foi possível repetir.

– O contrato foi firmado em 2009 e depois não consegui renovar. O que nos interessa é o custeio pecuário equino, para que a atividade seja subsidiada e auxiliada pelo governo. Ela presta serviços relevantes para a pecuária nacional – ressalta.

A expectativa da entidade para 2012 é de uma mudança nesse cenário.

– A primeira frente é caracterizar o cavalo como atividade produtora e jogar no Manual de Crédito Rural, para ter benefícios. Principalmente custeio e a parte tributária, que é descaracterizar o animal como sendo de estimação – avalia.

Sair da versão mobile