Criadores do Distrito Federal vacinam rebanho contra aftosa em novembro

Após imunização, produtor deve apresentar comprovanteOs donos das 2.709 propriedades criadoras de bovinos e bubalinos no Distrito Federal têm todo o mês de novembro para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. A primeira etapa da campanha de 2009, realizada em maio, alcançou mais de 97% dos 100 mil animais. De acordo com o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária (Sedesa) distrital, Luiz Cláudio Coelho, a principal característica da pecuária bovina no DF é que 80% das propriedades têm menos de 20 hectares e criam poucos animais.

? A produção é basicamente para subsistência ? informou.

O criador deve vacinar o rebanho e levar o comprovante a um dos postos de atendimento do serviço agropecuário localizados no Gama, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Rural Rio Preto ou na sede, que fica na Secretaria de Agricultura do DF, no final da Asa Norte.         

Há 15 anos, o Distrito Federal mantém índices de cobertura de vacinação acima de 85%, que é a meta mínima estipulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A região é reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da aftosa com vacinação.

Produção

O chefe do Serviço de Defesa Agropecuária (Sedesa) do DF explica que a produção de gado nas cidades que compõem a capital do País representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário da região