A criação de ovelhas e cabras, chamada de ovinocaprinocultura, é uma atividade econômica explorada em todos os continentes. O mercado está crescendo a passos largos, em função da grande aceitação do produto no país. Apesar do aumento, muitos ainda desconhecem a prática de produção.
Em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, foi realizado o segundo encontro Ascoca, evento dos criadores desta cultura na região do Alto Tietê. Especialistas no assunto foram convidados para levar informações atualizadas sobre técnicas de produção.
O Sebrae criou um programa desenvolvido especialmente para este objetivo. Os criadores que aderirem ao projeto vão receber capacitações específicas e consultorias dentro da propriedade. Um veículo com equipamentos de última geração vai percorrer a região.
O carro funciona como uma espécie de laboratório móvel. Os veterinários vão até as propriedades e fazem os exames nos animais. A tecnologia traz o resultado na hora. Alguns produtores já aderiram ao programa. Segundo os organizadores, o Brasil conta com quase 17 milhões de ovinos. A maior parte destes animais é destinada à produção de carne. O maior produtor é o Estado de São Paulo. Apesar do volume, o produzido ainda é insuficiente, já que o Brasil importa mais para suprir o consumo interno.