Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Criadores do Rio de Janeiro vacinam rebanho contra aftosa em maio

Meta é aumentar a quantidade de animais imunizados acima dos 90%Os 22 mil produtores rurais do Rio de Janeiro devem vacinar o rebanho de bovinos e búfalos contra a febre aftosa em maio. Em todo o Estado, há quase dois milhões de cabeças. O chefe do Serviço de Defesa Agropecuária do Rio de Janeiro (Sedesa), Eduardo Borges, explica que a maior parte do rebanho é leiteiro e se concentra nas pequenas propriedades.

? São desafios para os fiscais ? ressalta.

Na última etapa da campanha, em novembro de 2009, a cobertura vacinal ficou apenas em 90% por causa do excesso de chuva. A meta agora é aumentar a quantidade de animais imunizados, acima dos 90%.

O chefe do Sedesa enfatiza, ainda, que o serviço está fazendo um trabalho educativo com os criadores de bovinos sobre a importância da vacinação, por meio de campanha envolvendo associações de produtores, cooperativas e empresas do interior do estado.

O Rio de Janeiro conta com 40 médicos veterinários do serviço de defesa agropecuária distribuídos em 27 núcleos para atender os 92 municípios. O serviço dispõe de sete escritórios regionais e 12 unidades veterinárias locais.

Raiva bovina – Os pecuaristas mais prevenidos aproveitam a campanha contra a aftosa para proteger os animais também contra a raiva bovina. A vacina não é obrigatória, mas alcança até 30% do rebanho, principalmente nas áreas mais vulneráveis à população de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue dos animais).

Sair da versão mobile