Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Criadores de suínos do Distrito Federal promovem o festival culinário

Festival Sabor Suíno tem como ojetivo aquecer o mercado internoPara estimular o consumo da carne suína, criadores do Distrito Federal promovem o Festival Sabor Suíno, onde o suíno é o prato principal em mais de 40 restaurantes. É uma tentativa de aquecer o mercado interno, já que o setor enfrenta uma forte crise em todo o país desde o ano passado. Para 2013, a previsão de exportação do produto foi reduzida de 600 mil toneladas para 550 mil.

>>Leia mais notícias sobre o setor

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. Das três milhões de toneladas produzidas em 2012, 25% foram vendidas para países da União Européia (EU), Estados Unidos e recentemente para o Japão. O setor, que conta com mais de 40 mil criadores e emprega cerca de um milhão de pessoas, vive um momento de crise. Em setembro, o volume exportado e a receita caíram  23,9% e 21,56% se comparados ao mesmo período do ano passado. Porém, o preço do produto subiu e varia de R$ 3,30 a R$ 6,40 o quilo, dependendo do Estado.

– O nosso grande desafio é repor as perdas do ano passado, manter esse trabalho que esta sendo feito ao longo dos anos no mercado interno, fortalece isso e sempre trabalhando nas granjas e produções – diz o presidente Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes.

A variedade de produtos disponível no mercado é grande, mas o consumo anual no Brasil, que hoje é de 15 quilos por pessoa, ainda esta bem abaixo da media mundial, 60 quilos. A nutricionista Thaliane Dias, explica que mitos, como o alto teor de gordura e a transmissão de doenças, ainda fazem com que uma parcela da população se mantenha resistente ao alimento.

– A carne suína produzida aqui no Brasil é uma carne com baixíssimo teor de colesterol e com baixíssimos teores de gordura. A Sociedade Americana do Coração tem como limite de teor 200mg pra consumo diário. Um bife de 100g de bisteca teria mais ou menos 70mg. Daria pra incluir 2, 3 porções para pacientes com colesterol alto, sem problema – destaca ela.
 
Para tentar incentivar o consumo do produto, a ABCS do Distrito Federal realiza anualmente o Festival Sabor Suíno. Durante todo o mês de outubro, 45 restaurantes brasilienses criam pratos requintados feitos com carne suína.

– Nós copiamos os cortes bovinos. Trouxemos para que eles pudessem ver e lançamos o desafio: nós entregamos os cortes e vocês criam os pratos – diz Lopes.

A receita criada pelo chef de cozinha, Valdemir Barbosa dos Santos, é a bisteca a parmegiana. A bisteca suína recebe molho e queijo, e é acompanhada por arroz e batatas fritas.

– Carne de qualidade, especial, essa bisteca não é qualquer bisteca que você compra no mercado não – salienta Santos.

Sair da versão mobile