Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Criadores de suínos reclamam da queda nos preços

Segundo ABCS, desvalorização do produto não está relacionada a reflexos da gripe A ou da crise econômicaCriadores de suínos reclamam de queda na rentabilidade com a produção. De acordo com setor, principal problema é a baixa nos preços pagos pela indústria.

Dados da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) mostram que o preço da carne não ultrapassa R$ 1,70 real, quando os custos de produção chegam a dois reais por animal. Segundo a entidade, a desvalorização do produto não está relacionada aos reflexos da gripe A ou da crise econômica, que teve impactos negativos no comércio internacional. Para retomar os valores do produto, o setor aposta no mercado doméstico, que precisa ser estimulado para consumir mais.

? Hoje, dos 13 kg consumidos por pessoa, 3,4 são de carne suína in natura, se crescermos 1 kg per capita por ano, nós teríamos 200 mil toneladas de consumo adicional ? disse o presidente da ABCS, Rubens Valentini.

O ministro da Agricultura embarcou no final desta semana para a Rússia com a missão de negociar o aumento das cotas de exportação de suínos e frangos. Só em carne suína o volume exportado pelo Brasil alcançou 530 mil toneladas no ano passado e agora há um excedente de produção de 50 mil toneladas. Para o setor produtivo, governo e indústrias precisam investir no mercado externo, sem deixar de lado o consumidor brasileiro.

? Não é razoável, lógico e inteligente negligenciar o mercado doméstico. Por que empresas brasileiras que exportam colocam lá fora cortes nobres, carne moída e aqui é preciso comprar pernil? ? indaga Valentini.

Os criadores também temem que a negociação com as indústrias possa sofrer impactos depois da criação da Brasil Foods, resultado da fusão entre Perdigão e Sadia. Segundo os produtores, a união é positiva para a competitividade internacional da carne brasileira, mas a falta de regras claras sobre o reflexo da concentração de mercado preocupa.

Alguns produtores do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina prometem fazer mobilizações na próxima semana para chamar atenção sobre a queda dos preços da carne suína no país.

Sair da versão mobile