Criadores de suínos do Sul discutem projetos da Câmara e do Senado sobre a produção integrada

Segundo o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, produtores querem negociar com as agroindústrias um sistema melhor de integração para toda a produçãoNo Brasil, a maior parte da produção de suínos é coordenada pela agroindústria, em um sistema conhecido popularmente como produção integrada. Nesse formato, a indústria fornece os insumos ao produtor, que futuramente revende os animais ou o produto a esta mesma empresa, por meio de uma relação contratual.

Dois projetos que tratam da regulamentação desses contratos estão tramitando, simultaneamente, na Câmara dos Deputados (Projeto de lei 8.023/10) e no Senado (PLS) 330/11. Para discutir esses projetos e seus pontos polêmicos, nesta sexta, dia 28, produtores de suínos do Sul do país realizam um encontro Carazinho, no Rio Grande do Sul.

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esses encontros são importantes para que os pontos polêmicos desses projetos que regulamentam o agronegócio integrado possam ser avaliados.

? Estamos fazendo esses fóruns regionais para que a gente tenha legitimidade nesse processo. Existem pontos polêmicos, nós estamos avaliando isso junto aos produtores. O que estamos fazendo é pegando a chancela do produtor para que a gente possa levar a Brasília e, aí sim, negociar com as agroindústrias um sistema melhor de integração para toda a produção ? disse Lopes.

O projeto de lei da Comissão de Agricultura aguarda análise no plenário da Câmara, já o projeto de lei do Senado está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Confira a entrevista completa de
Marcelo Lopes para o Rural Meio-Dia: