A turma do 3º ano da Escola de Ensino Municipal Prof. Esther Límirio Brigagão ficou animada com a tarde diferente e cheia de descobertas que presenciou na Expozebu, nesta quarta, dia 4. Ao final do passeio as crianças aguardavam o ônibus escolar da prefeitura, comendo o lanche oferecido pelo museu e seus parceiros. A adoração pelos zebuínos é unânime, mas as professoras contam que o passeio vai além do encantamento e se reflete no dia-a-dia em sala de aula.
? Eles despertam para o desperdício de água, o uso excessivo de luz e a proteção a natureza ? explica a pedagoga da escola.
O trajeto a ser percorrido por grupos de no máximo 40 pessoas, divididos por escola, turno e faixa etária, possui 19 estações didáticas. Dentre as paradas de aprendizagem, estão às sedes do Centro de Distribuição de Energia de Uberaba (Cemig), do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), os pavilhões das raças gir, guzerá, nelore, tabapuã, sindi, brahman, indubrasil e leiteiras, além de outros espaços dos governos municipal e estadual, do Servico Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)e da Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).
As atividades guiadas por monitores, cedidos pela Fazu e Universidade de Uberaba (Uniube), não acabam para as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, ao final da visita. O Projeto ainda engloba um concurso, que faz parte da Semana Nacional dos Museus e premia três alunos com bicicletas. O critério de seleção são os melhores desenhos e redações, vinculados aos temas vistos nas ExpoZebu, explica a pedagoga da ABCZ, no Museu do Zebu, Teresa Cristina Ribeiro Prata.
As instituições com alunos de Ensino Médio, Técnico e Superior podem participar do evento se inscrevendo no site da Feira, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o cadastro deve ser feito direto no Museu do Zebu, ou pelos telefones (34) 3336.5214 e (34) 3319.3879.