Uma renomada empresa de inseminação artificial de bovinos em Cuiabá, no Mato Grosso, foi invadida por bandidos no último final de semana e teve material genético de bovinos renomados furtados de seu escritório. Segundo a ABS, empresa especializada em genética animal que está há mais de 70 anos no mercado, não houve vítimas na ação criminosa.
“Eles entraram na madrugada de sábado para domingo e levaram cerca de 18 botijões da marca MVE, com aproximadamente 50 mil doses e alguns embriões das raças nelore e angus dos animais mais renomados”, disse o presidente da empresa Alexandre Miranda Melo EL-Hage.
Cálculos preliminares apontam que o prejuízo provocado pelo furto esteja entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão. Apesar desse valor astronômico subtraído, Alexandre não acredita que exista uma quadrilha especializada nesse tipo de produto e pede atenção aos pecuaristas para não comprarem ofertas de sêmen muito mais baratas do que o convencional.
“Eu acredito que roubaram por um acaso. Entraram, viram os botijões e levaram. A minha suspeita é de que não sejam usados no Brasil e sim na Bolívia, mas é sempre bom o pecuarista ficar atento em casos de ofertas de sêmen muito baratinho, pois provavelmente será material roubado”, alerta Alexandre.