O conceito doma racional consiste em um conjunto de técnicas para amansar equídeos, com objetivo de eliminar ações agressivas na relação e no processo de adestramento, tornando o manejo mais produtivo.
O treinamento é aplicado para finalidades esportivas, práticas de lazer e para trabalho. Segundo o domador e instrutor do Senar/MS, Hermínio Frangiotti Cardoso, o animal devidamente domado é valorizado em até 100% do seu valor de compra – se ao comprar um animal, o produtor desembolsa R$ 2.000, após os procedimentos aplicados ele pode negociar o mesmo animal por R$ 4.000.
– É uma profissão necessária para o meio rural, pois proporciona ao produtor contar com um animal confiável, de maior rendimento e vida útil – afirma Cardoso.
O curso tem duração de 40 horas e apresenta abordagens de medidas de segurança, equipamentos utilizados, técnica para primeiro contato e desenvolvimento das andadeiras do animal.
Como é a feita a doma racional?
Logo na primeira semana de vida do potro é possível iniciar a doma de baixo, um procedimento que vem antes mesmo da doma racional e que consiste no contato inicial com o domador.
– A confiança do animal é fundamental. Para essa aproximação é necessária disciplina e paciência – ressalta o domador Cardoso. Neste primeiro momento, são utilizadas técnicas de comando de voz e exercícios de movimentos repetitivos.
Posterior a doma de baixo, aos dois anos de idade, o potro pode começar o processo de doma racional.
– É o período em que apresenta estrutura física adequada para receber o treinamento. Uma boa doma racional pode ser concluída em um período de quatro a seis meses – destaca o instrutor.
Serviço:
O que: Curso de doma racional
Onde: Paranaíba (MS)
Quando: de 19 a 23 de julho
Inscrição: Site do Senar/MS / telefone (67) 3320-9700 / Sindicato Rural de Paranaíba.