Entre as tecnologias tratadas no curso está a do pastejo rotacionado. Essa alternativa consiste em uma técnica em que se confina o gado em pastos delimitados para que eles sejam submetidos a períodos de alimentação e descanso.
O presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, comentou sobre a importância do curso para a agricultura sergipana. Segundo ele, a capacitação é importante para garantir ao produtor rural uma assistência técnica e extensão rural de qualidade.
Visitas às propriedades
Os participantes realizaram visitas em duas propriedades, uma que já possuí e outra que está implantando a tecnologia do pastejo rotacionado. Na quinta, dia 22, eles conheceram, no Projeto Jabiberibe, em Tobias Barreto, a propriedade do produtor rural Pedro Vidal, que há um ano e meio vem trabalhando no sistema rotacionado. Na sexta, dia 23, após o encerramento da parte teórica, os participantes visitaram a Fazenda São Gonçalo, no município de Japaratuba, de propriedade do produtor José Ideofonso, onde as práticas ainda estão sendo iniciadas.
? Essas visitas possibilitaram que, não só os participantes como também o instrutor do curso, Carlos Pagani, conhecessem como vem sendo trabalhado o sistema de pastejo. Na primeira propriedade ficou constatada a evolução da produção leiteira, uma vez que lá o projeto está implantado há mais de um ano e meio. No segundo caso, fomos ver os primeiros passos de como se implantar a tecnologia ? detalhou o Assessor de Pecuária da Emdagro, Carlos Augusto Pereira da Silva.