Custo de produção é uma das principais preocupações dos produtores

Fórum Canal Rural debate abertura de novos mercados para produtos brasileirosOs preços estão razoáveis devido à crescente demanda mundial de alimentos, e não adianta termos preços acima das médias históricas, se os custos continuarem elevados. A análise foi feita pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Milho (Abimilho), Odacir Klein. Ele coordenou nesta quarta, dia 3, o painel Custos do Milho na Alimentação Humana, no Fórum Canal Rural, na Casa RBS, em Esteio, na Expointer 2008.

Há 10 anos o Brasil exportava US$ 1,1 bilhão em proteína animal. Hoje, só em carne de frango, o volume chega a US$ 7 bilhões. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Francisco Turra, afirmou que o mundo tem renda para comprar os nossos produtos.

? Temos que estar preparados para a chegada de novos mercados. A China vai comprar o frango e o suíno brasileiro. Eles não têm mais espaço para aumentar a produção ? disse.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini, destacou que as perspectivas são boas, mas faz um alerta para o futuro.

? Os estoques de passagem não devem se refazer de 2008 para 2009. O governo está feliz porque vai ter milho em abundância e reduz o valor básico de custeio para a safra do ano que vem ? afirmou.


Foto: Marcelo Machado