Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Defesa Agropecuária da Bahia coopera nas ações contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul

Bahia enviou equipe de oito fiscais ao Centro-Oeste para estabelecer procedimentos padronizados e trocar informações sobre emergência sanitáriaApós a descoberta de um foco de febre aftosa no Paraguai, todo o Brasil intensifica as ações nas barreiras sanitárias das regiões de fronteira. Com o intuito de colaborar com os trabalhos e elaborar estratégias de defesa agropecuária, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) enviou uma equipe de oito fiscais para a Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul (MS).

A medida visa estabelecer procedimentos padronizados e trocar informações sobre emergência sanitária, promovendo o intercâmbio técnico entre as duas agências.

? Temos que dar nossa contribuição ao país e às outras agências de defesa. Ao estabelecer ações em conjunto podemos evitar a difusão de enfermidades e determinar as melhores medidas sanitárias de prevenção e vigilância na fronteira, protegendo a pecuária brasileira ? afirma o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

A fronteira com o Paraguai tem uma extensão de 600 quilômetros, com 11 municípios no lado brasileiro. A Superintendência Federal de Agricultura (SFA) dobrou o número de equipes volantes, de 10 para 20 equipes. Além disso, a entrada de carne e subprodutos bovinos paraguaios foi proibida pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

? A rapidez com que o governo paraguaio notificou o fato aos organismos internacionais também ajudou o Brasil e as agências de defesa nas ações de prevenção ? disse o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal.

Emergência sanitária

O governo do Paraguai decretou situação de emergência sanitária e animal na localidade de Sargento Loma, no distrito de San Pedro. A febre aftosa foi diagnosticada em 13 animais de uma propriedade na região. A área fica a 150 quilômetros do município brasileiro de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul, que tem rebanho estimado em 22 milhões de cabeças.

> Infográfico: Saiba mais sobre a Febre Aftosa

Sair da versão mobile