Defesa de Tocantins usa rifle sanitário para abater animais sem GTA

Gado foi transportado sem guia do Maranhão ao Tocantis, que é um Estado livre de aftosa com vacinaçãoA Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) utilizou nesta quinta, dia 25, rifle sanitário para sacrificar 55 bovinos em uma propriedade no município de Colinas. Os fiscais chegaram à fazenda a partir de denúncia feita ao "Disque Defesa", relatando que os animais vieram do Maranhão, onde o status sanitário é inferior ao Tocantins, que é livre de aftosa com vacinação.

A denúncia levou a Adapec a acionar barreiras volantes que conseguiram rastrear os animais e, com a ajuda da Polícia Civil, localizou em Colinas os caminhoneiros que cruzaram a fronteira do Maranhão com o Tocantins, entre os municípios de Carolina (MA) e Barra do Ouro (TO), sem a emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA).

Segundo a Adapec, depois de checar todas as informações, os técnicos foram até o local e notificaram o proprietário para que apresentasse as GTAs dos animais. Como o fazendeiro não tinha a documentação do gado, os fiscais lavraram o auto de infração e o termo de destruição, ordenando aos técnicos que utilizassem o rifle sanitário, dentro das normas de segurança ambiental.

O assessor jurídico da Adapec, Francisco de Assis Filho, explica que será realizado um relatório da ação, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual.

– Houve crime que colocou em risco a saúde pública e a economia do Estado – justificou.

Enquanto isso, diz ele, a propriedade ficará interditada e será instaurada uma sindicância interna na Adapec para checar se houve alguma falha no sistema. Ele lembra que em situações como esta o rifle sanitário é recomendado para preservar e resguardar a sanidade do rebanho do Estado. 

Agência Estado