Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Demanda por peixe em São Paulo é maior que a oferta

Como consequencia, preços subiram cerca de 10% em relação a 2012Com oferta menor e com aumento no consumo, os preços do pescado encerram 2013 com alta de mais de 10% em relação ao ano de 2012. Segundo os dados da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), a alta está ligada principalmente aos frutos do mar. Alguns produtos tiveram reajustes de mais de 50%.

– Esse é um período bastante complicado. Muita chuva na região de extração acaba prejudicando a extração de alguns pescados importantes. Época de defeso de outros, como a sardinha, que é o principal em volume na CEAGESP. É tendência nessa época uma ligeira diminuição no volume ofertado – diz o economista da CEAGESP, Flávio Godas.

O aumento do consumo, puxado principalmente por restaurantes, tem mantido os preços firmes. A demanda por pescados subiu quase 10%, passou de 47 mil toneladas em 2012 para 52 mil toneladas em 2013.

Dany Zilberman, tem uma banca que vende o pescado no atacado. A procura pelos peixes importados, como o salmão, quase dobrou em um ano, e para atender os velhos e novos clientes, foi obrigado a contratar mais funcionários.

– Aumenta todo dia, praticamente. Porque nem sempre são os mesmos fregueses que vem a procura do peixe. Alguns fregueses são fieis, mas acaba vindo um pessoal que a gente não conhece ainda – diz o vendedor.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile