No Mercado público de Porto Alegre, no RS, já há consumidores pesquisando o peixe que vai levar para ceia da sexta-feira santa. A dona de casa Beatriz Pagel planejou como preparar a receita.
? Recheio a tainha com cebola, alho e bastante azeite e coloco para assar no forno ? conta.
A tainha é um dos peixes mais procurados nas bancas do mercado. Também é o que tem o menor preço, a de tamanho médio custa R$ 5,9. A dona de casa Erineuda da Silva diz que como peixe em média três vezes por semana.
? Peixe é uma comida saudável, muito melhor para a saúde do que a carne vermelha ? diz.
Segundo os supermercadistas, os peixes devem ter um aumento de 6% em relação à páscoa do ano passado. Os donos das bancas do Mercado Público garantem que os preços devem se manter nos mesmos patamares de 2010.
? Na semana da sexta-feira santa, o preço do peixe fresco acaba tendo uma pequena alta, mas não maior do que o que foi praticado na mesma época do ano passado ? garante o proprietário de uma banca do Mercado Público Gabriel Cunha.
O pescador Almiro Jardim alerta para a falta de pescado, pois julga a pesquisa é importante, mas não é bom deixar para fazer as compras na última hora.
? Seria o caso sempre de prevenir e comprar antes. Porque pode, inclusive, até faltar na sexta-feira santa. Este ano o peixe está fraco, tá pouco. Então, se comprar antecipado já está garantindo ? comenta.