Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Demanda por produtos industrializados cresce no Brasil

Produto que teve maior aumento de consumo pela população brasileira foi o queijo mussarela, com crescimento de 3,77% ao anoUm estudo elaborado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura mostra que o aumento de 8,6% na renda dos brasileiros nos últimos cinco anos impulsionou o consumo de alimentos com maior valor agregado, como carnes e derivados do leite, além de bebidas, como cerveja e vinho.

O coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, acredita que a tendência é de que o aumento do consumo continue na próxima década. Segundo as estatísticas do Ipeadata a renda per capita dos brasileiros cresceu a uma taxa anual de 1,72% nos últimos cinco anos, passando de US$ 10,69 mil em 2008 para US$ 11,61 mil em 2012.

Gasques observa que produtos básicos da mesa do brasileiro, como arroz e feijão, devem ter o crescimento do consumo associado ao aumento vegetativo da população.

– Essa demanda tem crescido por volta de 1% ao ano, pouco abaixo do crescimento populacional do país. No entanto, outros produtos com maior valor agregado serão ainda mais buscados no mercado, devido ao maior poder aquisitivo dos brasileiros – explica.

O produto que teve maior aumento de consumo pela população brasileira foi o queijo mussarela, com crescimento de 3,77% ao ano. Outros produtos industrializados que ganharam mercado foram a carne de frango (1,87% ao ano); carne bovina (2,77% ao ano), leite de vaca (2,29% ao ano), iogurte (2,97% ao ano) e azeite (3,06% ao ano). Entre as bebidas se destacam a cerveja (3,85% ao ano), vinho (3,2% ao ano) e cachaça (2,11% ao ano).

Agência Estado
Sair da versão mobile