Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Demanda retraída faz sobrar suínos nas granjas

Encarecimento do milho no final do ano levou suinocultores a aumentar a oferta de animais abaixo do peso ideal de abate

Fonte: Fernanda Farias/Canal Rural

Os preços do suíno vivo encerram a primeira quinzena de dezembro em queda na maioria das regiões, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As baixas refletem principalmente a demanda retraída de frigoríficos, que têm adquirido lotes de forma pontual, relatando vendas da carne no mercado interno abaixo do esperado até o momento. Como resultado, suinocultores registram relativa sobra de animais nas granjas.

Em São Paulo, considerando a série histórica do Cepea (iniciada em 2004), os valores do animal só acumularam recuo na primeira quinzena de dezembro em 2005, 2008 e 2010 – em 2005, a Rússia havia embargado importantes estados exportadores; em 2008, ocorreu a crise internacional e houve excesso de oferta no mercado brasileiro e, em 2010, o encarecimento do milho no final do ano levou suinocultores a aumentar a oferta de animais abaixo do peso ideal de abate.

Entre 30 de novembro e 15 de dezembro, o animal se desvalorizou 1,7% na média do estado de São Paulo, a R$ 4,11 o quilo na terça, dia 15. No mesmo intervalo do ano passado, a variação era positiva, em 0,7%. Desde 2010 (considerando-se apenas a primeira metade de dezembro), os valores do vivo não acumulavam queda – naquele ano, o recuo foi de 9%.

Sair da versão mobile