Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Depuradora vai beneficiar até 10 mil ostras por dia

Unidade construída com apoio da Agência Espanhola é única no Brasil e vai garantir qualidade ao produto alagoanoA unidade de beneficiamento de moluscos instalada no município de Coruripe, no litoral Sul alagoano, vai garantir qualidade a um produto considerado nobre, a ostra, e terá capacidade para beneficiar até 10 mil unidades desse molusco por dia.

De acordo com o superintendente da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Edson Maruta, a unidade é única no Brasil, tem o Selo de Inspeção Estadual (SIE) e está pleiteando o Selo de Inspeção Federal (SIF), para que possa enviar o produto a todos os estados do país.

? O prédio está pronto e aguarda apenas a instalação dos equipamentos, que já foram adquiridos e passam por um processo de logística até a instalação ? explicou Maruta.

A depuradora de ostras recebeu 300 mil dólares de investimentos da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). A entidade faz parte do governo espanhol e é vinculada ao Ministério de Relações Exteriores.

Para conhecer as instalações e verificar como o prédio ficou após ser finalizado, estiveram em Coruripe esta semana o diretor de Projetos da Aecid, Alejandro Muñoz, e coordenador da agência no Brasil, Jesús Molina.

? Desejo ter Alagoas como um dos nossos principais parceiros na região, tendo em vista o potencial do Estado para o desenvolvimento de determinadas cadeias produtivas ? afirmou Molina.

Em Alagoas, a parceria com o governo teve início em 2007, a partir da articulação institucional promovida pelo governador do estado, Teotonio Vilela. Além da pesca e aquicultura, há trabalhos voltados para o fortalecimento do turismo na região do Rio São Francisco, parcerias com a Agência de Fomento de Alagoas (Afal) e fortalecimento institucional junto à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).

? Também temos trabalhos em toda a América Latina, na África e em alguns países da Ásia, a exemplo das Filipinas e de Timor Leste ? destacou Muñoz.

A depuradora de ostras tem como parceiros, além do governo do Estado e da Aecid, Prefeitura de Coruripe, o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e o Sebrae/AL. De início, haverá o beneficiamento das ostras da Associação de Ostreicultores de Barreiros de Coruripe (Aobarco).

? Ao passar pela depuradora, temos a certeza de que a ostra se torna um alimento seguro, sem risco nenhum para a saúde humana. Assim, quando entrar em funcionamento, a unidade vai oferecer ao mercado a ostra de melhor qualidade do Brasil ? garantiu Maruta

Sair da versão mobile