Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Deputado defende que produtor informe origem de alimentos perecíveis

Medida garantiria maior segurança para o consumidorO deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP) apresentou na Câmara o Projeto de Lei 4394/08, que assegura ao consumidor o direito de saber a origem, a data de produção e outras informações relevantes sobre as hortaliças, frutas, carnes, ovos, leite e mel comercializados no mercado. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Alcolumbre lembra a ocorrência frequente de graves problemas com a qualidade desses alimentos perecíveis, em ameaça à saúde do consumidor. Ele cita a contaminação por resíduos de substâncias químicas, agrotóxicos, antibióticos e medicamentos de uso veterinário.

? O emprego abusivo de insumos agropecuários tem despertado a preocupação dos pesquisadores, e pode inclusive prejudicar nossas exportações ? alerta o parlamentar.

Ele argumenta que o projeto permitirá responsabilizar os agentes econômicos envolvidos – o produtor, o distribuidor, o importador ? contribuindo assim para reforçar o compromisso de todos com a qualidade do produto.

Exigências

São as seguintes as informações a que os consumidores deverão ter acesso:
? identificação do produtor e da unidade de produção agropecuária, especificando sua localização ou, no caso de produto importado, seu país de origem;
? data em que ocorreu a colheita do produto vegetal, o abate do animal, a coleta, a ordenha ou outra informação cabível;
? caso agrotóxicos tenham sido usados no processo produtivo ou no tratamento pós-colheita, deverá ser informada a data da última aplicação de um desses insumos, identificados pelos respectivos nomes técnicos, e os intervalos de carência recomendados;
? no caso de produto originário de animal tratado com carrapaticida, larvicida, antibiótico ou outro medicamento veterinário, deverão ser informados a data da última aplicação, os intervalos de carência e a denominação comum do remédio.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sair da versão mobile