? O Brasil vai na contramão da necessidade, no sentido de que quer reduzir áreas de produção em um cenário onde um bilhão de pessoas passa fome no mundo. Eu não sou contra aumentar o desmatamento, mas de manter em produção aquilo que já está ? revelou.
Com relação aos desafios que o novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, haverá de enfrentar, Moreira Mendes acredita que o principal problema são as condições impostas para exportações brasileiras, especialmente pela Europa e pelos Estados Unidos.
? Cada dia eles inventam alguma coisa. Ou é exigência ambiental, ou é sanitária, ou qualquer outra desculpa. O Brasil tem incomodado muito outras nações produtoras de alimentos. Matamos cada dia um leão ? disse.
Para o deputado, o novo ministro também terá de brigar por um orçamento compatível com a importância do Ministério para a economia brasileira.
? O Ministério do Desenvolvimento Agrário tem um orçamento maior do que o da Agricultura, sendo que a Agricultura é responsável por quase 40% das exportações ? protestou.