Deputados realizam estudo sobre dificuldades da produção rural no Rio Grande do Sul

Radiografia da Agropecuária Gaúcha deve ser finalizada até o final deste ano, conforme Comissão de Agricultura da Assembleia LegislativaUma pesquisa lançada nesta quarta, dia 18, pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul deve apontar as principais dificuldades enfrentadas por produtores rurais no Estado. O trabalho, chamado de Radiografia da Agropecuária Gaúcha, se trata de um mapeamento da realidade da produção animal e vegetal, analisando principalmente os custos e produtividade em cada setor, conforme o presidente da Comissão, Ernani Pólo (PP-RS).

– Temos setores como avicultura e suinocultura, que enfrentam muitas dificuldades. Há uma migração nos últimos anos desses setores para outros Estados, porque temos aqui algumas dificuldades, principalmente na produção da matéria-prima para alimentação desses dois setores. Nós precisamos enfrentar esses temas e, sem dúvida, o Parlamento, junto com o governo, tem a responsabilidade de fazer este debate, enfrentar essas dificuldades e a partir daí construir alternativas e soluções – aponta.

O trabalho utilizará índices de órgãos oficiais, além de números de entidades representativas, como a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs).

– Hoje, se nós olharmos o cenário da suinocultura como um todo, o setor vai muito bem. Nós vemos muitas dificuldades por parte do produtor. Eu acho que este trabalho, de fazer esta avaliação, vai apontar as deficiências que os setores têm e as questões que nós temos a resolver ainda dentro de cada um – diz o presidente da Acsurs, Valdecir Folador.

Os deputados devem realizar debates com lideranças do agronegócio. A ideia é que, até o final do ano, seja possível elaborar uma série de políticas públicas voltadas para o segmento, que, em 2012, sofreu quebra de safra.

– No momento em que se passa por uma crise acumulada de um passado que estamos carregando ainda os restos, os resíduos das dívidas anteriores. E agora, com esta frustração, a posição se complica. Logicamente, quando se faz um estudo, a radiografia é um dos elementos que não se pode abandonar, para justamente poder se definir quais os medicamentos que serão utilizados. Ela faz parte do diagnóstico – diz o presidente da Farsul, Carlos Sperotto.