Desafio da pecuária é incorporar tecnologias, diz consultor da SRB

Francisco Villa afirmou que pecuária brasileira passa por ciclo de integração da cadeiaO economista e consultor da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Francisco Villa afirmou nessa quarta-feira, dia 19, que o grande desafio da pecuária nacional é incorporar tecnologia no sistema produtivo. Villa participou do "Encontro de Líderes", que está sendo realizado na 19ª edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte). O evento acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

– Agora o consumidor é quem manda. Temos que satisfazer o consumidor com qualidade, sanidade, regularidade e preço e faremos isso com a utilização de tecnologias na cadeia – afirmou.

Para Villa, a pecuária nacional está em um terceiro grande ciclo. O primeiro, de 1970 a 2000, foi de expansão de terra e do rebanho; o segundo, de 1990 a 2010, foi de intensificação da produção de carne bovina; e o terceiro, de 2010-2025, é de integração da cadeia.

– Essa integração não é no sentido da denominação do sistema da avicultura e da suinocultura, mas do setor se juntar, de tempos de melhores relacionamentos entre os diversos elos – disse. Villa sugeriu que um dos meios de provocar uma maior utilização da tecnologia e melhora de relacionamento são os programas de fidelidade ao produtor.
Já o diretor da unidade de negócios de bovinos Phibro Animal Health, Danilo Grandini, afirmou que os produtores já utilizam tecnologia na sua produção.

– É só olhar a evolução do uso de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). Temos muito a evoluir, mas já estamos no caminho – disse.

Agência Estado