Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diretor do BNDES diz que recuperação judicial do Frigorífico Independência 'pegou mercado de surpresa'

Júlio César Raimundo foi convocado para esclarecer os motivos de o banco comprar 21,8% das ações da empresa três meses antes de ela pedir recuperação judicialO diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Júlio César Raimundo, em audiência pública convocada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, afirmou que o pedido de recuperação judicial do Frigorífico Independência "pegou o mercado de surpresa". A reunião foi marcada para tentar esclarecer por que o BNDES pagou, em novembro de 2008, R$ 250 milhões por 21,8% das ações do frigorífico em Mato Grosso do Sul trê

Na época, as dívidas do frigorífico chegavam a R$ 4 bilhões. Na tentativa de recuperar o dinheiro investido na empresa, o BNDES recorreu à Câmara Arbitral do Mercado de Capitais da Bovespa, tentando obrigar os controladores do Independência a fazer uma recompra das ações do frigorífico em poder do banco, mas foi derrotado na ação.

– É de conhecimento público que o banco de fomento federal tem adotado uma política de alto risco, concedendo empréstimos, participações e aportes financeiros a grandes conglomerados econômicos em conhecidas dificuldades financeiras – afirmam os deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), no requerimento da audiência.

Durante a audiência, o diretor do BNDES disse que o banco federal tinha indicadores positivos para realizar o investimento, mas reconheceu que “nenhum agente bancário procederia a aprovação de um crédito desse montante se tivesse conhecimento de problemas e que o mercado foi pego de surpresa”.

– É um caso muito inusitado em que fizemos uma série de questionamentos que não foram respondidos a contento – afirmou Ramundo, que administra as áreas industrial, de capital empreendedor e mercado de capitais do banco.
Para o deputado Reinhold Stephanes (PSD-PR), chama a atenção a contabilidade que não exprimia com clareza a situação do frigorífico.

– A instituição se baseou em informações erradas. Mas não conseguimos esclarecer e chegar ao que queremos, se um lado busca se justificar e, do lado político, um ataca e outro defende – disse.

Em janeiro de 2013, a JBS, dona do grupo Friboi e maior processadora de proteína animal do mundo, comprou os ativos do Frigorífico Independência. Em novembro de 2012, a maioria dos credores do frigorífico tinha aprovado a operação.

Sair da versão mobile