Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diretor de Saúde Animal explica suspensão de etapa de vacinação contra aftosa em Mato Grosso

Medida foi autorizada pelo Ministério da Agricultura para a região da fronteira com a BolíviaA decisão de suspender a etapa de vacinação de bovinos jovens contra febre aftosa, prevista para ser realizada em fevereiro, na região da fronteira da Bolívia com Mato Grosso gerou dúvidas no setor produtivo. A medida, tomada após terem sido constatados focos da doença no Paraguai, é explicada pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques.

– Somente o Estado de Mato Grosso tinha essa campanha adicional que era de animais jovens e isso foi feito na época do período de risco com a Bolívia. Porém, o estudo que a gente desenvolveu de eficiência da vacinação, da imunidade do rebanho, demonstrou que essa vacinação não estava tendo uma diferenciação que justificasse o investimento. Porque animais que não sofriam essa vacinação tinham um índice imunitário muito parecido, acima de 90%, o que nos dá a garantia de que os animais estão protegidos contra o vírus da febre aftosa – aponta.

O cancelamento da imunização foi autorizado nesta quinta, dia 19, pelo Ministério, após solicitação do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

>>Infográfico: saiba mais sobre a febre aftosa

>> Acesse o site especial sobre aftosa

Em linha do tempo, relembre a cronologia do combate à febre aftosa:

Sair da versão mobile