Nos últimos anos, os índices de vacinação no DF superaram os 98%, informa o chefe substituto do Serviço de Inspeção, Sanidade e Fiscalização Animal (Sifisa), da Superintendência Federal de Agricultura no Distrito Federal, Luiz Cláudio Coelho.
? A meta para a campanha de maio de 2011 é alcançar 100% do rebanho vacinado ? afirma Coelho.
O chefe substituto do Sifisa explica que o percentual de vacinação alcançado na etapa de novembro de 2010 foi de 94,6%, até dia 1° de janeiro.
? Após trabalhos de conscientização e fiscalização conseguimos alcançar, até o momento, 98,1% ? justifica.
No DF, a divulgação da campanha é feita por meio de panfletos e folders explicativos sobre a doença e esclarecimentos a respeito da importância da vacinação. O material é distribuído nas lojas revendedoras de vacinas, nas comunidades rurais e em eventos agropecuários. Além disso, são veiculadas propagandas em jornais, rádios e televisão.
O Distrito Federal é classificado como área livre de febre aftosa com vacinação, assim como a maior parte dos Estados brasileiros. A vacinação dos animais é essencial para continuar com esse status.
? O perigo maior encontra-se no trânsito de animais provenientes de outros estados que passam obrigatoriamente por nossas rodovias ? destaca Luiz Coelho. O último caso de febre aftosa na região foi registrado em 1993.
A declaração de que o rebanho foi vacinado deverá ser entregue nos Núcleos de Bases Operacionais da Secretaria de Agricultura do DF ou no estabelecimento de aquisição da vacina no prazo máximo de 15 dias após o encerramento da campanha, 31 de maio, juntamente com a Nota Fiscal de compra da vacina.
Leia também:
? Piauí inicia campanha contra aftosa e deve vacinar 1,7 milhão de reses
? Começa a vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul
? Primeira etapa de vacinação do rebanho contra a febre aftosa começa no Ceará
? Começa vacinação contra febre aftosa no Acre
? Paraná lança campanha estadual de vacinação contra febre aftosa
? Bois e búfalos da Bahia devem ser vacinados contra aftosa