Dívidas do Pronaf terão desconto de 95% em Mato Grosso do Sul em função da febre aftosa

Medida vale para operações de custeio e investimento contratadas até 31 de dezembro de 2005Cerca de 3,7 mil unidades familiares afetadas pelas medidas de contenção da febre aftosa adotadas em Mato Grosso do Sul em outubro de 2005 terão desconto (rebate) de 95% sobre o saldo devedor vencido ou vencendo. A medida vale para operações de custeio e investimento contratadas no âmbito do Pronaf até 31 de dezembro de 2005. O decreto número 6.597, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, beneficia agricultores familiares que liquidarem as operações até 31 de dezembro d

A decisão contempla os municípios de Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Iguatemi e Itaquiraí, localizados na região do Cone-Sul, onde, em 2005, os agricultores familiares interromperam a atividade pecuária devido a casos de febre aftosa. Muitos tiveram que abater seu gado. A medida abrange operações contratadas direta ou indiretamente por bancos oficiais federais e bancos cooperativos, com recursos repassados ou equalizados pelo Tesouro Nacional, pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), ou com recursos controlados do crédito rural.

O diretor de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar, João Luiz Guadagnin, explica que, agora, o importante é que os agricultores familiares paguem o quanto antes os 5% da dívida e procurem o serviço de assistência técnica e extensão rural para a reconversão produtiva das unidades familiares.

? É importante a reconversão desse agricultor para que inicie uma nova atividade que possibilite a geração de renda.