Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Doenças respiratórias estão entre os principais motivos de queda de rendimento em cavalos de competição

Tema foi debatido durante Conferência Anual da Abraveq, em São PauloAs doenças do aparelho respiratório estão entre os principais motivos para a queda do rendimento de cavalos de competição. O diagnóstico correto da doença foi um dos temas da 14ª Conferência Anual da Abraveq. O encontro da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídios foi realizado na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, durante o último fim de semana.

As doenças inflamatórias do aparelho respiratório, que podem provocar tosses nos cavalos, ganharam destaque. O problema é provocado, normalmente, pelo clima ou pelo excesso de areia nos pulmões e é mais comum entre animais de corrida.

Segundo o professor Daniel Augusto Barroso Lessa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), as doenças ocorrem porque os animais são retirados de seu habitat natural e colocados em locais como baias.

– O cavalo nasceu para viver no pasto, e a gente o coloca na cocheira. A cocheira tem todas as mazelas nesse sentido. Então temos que tentar minimizar essa condição ambiental.

O professor da Universidade de São Paulo (USP), Wilson Roberto Fernandes, fala sobre os cuidados que o criador ou o veterinário devem ter no diagnóstico da Doença Inflamatória das Vias Aéreas (Diva).

– O principal é manter o animal em um ambiente limpo. Deve ser um ambiente sem poeira, com ventilação, com água limpa, com um cocho adequado para comida, e tentar fazer sempre um esquema de vacinação para doenças virais do sistema respiratório.

Durante a conferência, especialistas apresentaram o resultado de estudos que ressaltam a importância do tema. A obstrução das vias aéreas (Orva) é um dos problemas que os criadores e médicos veterinários devem estar atentos.

– Quanto melhor o ambiente de estabulação, melhor para o animal – afirma Barroso Lessa.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile