Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Doux Frangosul quer vender operações de suínos

Segundo a Agência Estado, objetivo da companhia é produzir somente carne de frangoA Doux Frangosul estaria finalizando negociações para a transferência de suas operações de suínos, que representam 30% da produção da companhia, para outra empresa. Ao mesmo tempo, procura um sócio para o segmento de aves. A ideia é produzir apenas carne de frango. Conforme a Agência Estado, as informações foram dadas pela companhia nesta quinta, dia 23, em reunião organizada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP) com representantes do setor produtivo, na sede do órgão, em P

Em comunicado, a Doux Frangosul informou que seu acionista majoritário decidiu abrir o capital do grupo e buscar um novo investidor. Isso, segundo a empresa, permitirá “o processo de recapitalização e, com o refinanciamento junto aos bancos, reestruturar a questão da dívida, trazer estabilidade e fornecer meios para o crescimento futuro”. Já sobre a venda da operação de suínos, a empresa disse que não se pronunciará. 

Em nota veiculada no site, o MP informa que o diretor-geral da Doux Frangosul no Brasil, Aristides Vogt, prometeu aos produtores integrados de suínos uma solução de curto prazo, com a preservação de seus interesses. “Ao procurador-geral de Justiça em exercício, Ivory Coelho Neto, Vogt enfatizou que o fornecimento de ração para suínos e aves será normalizada”.

O presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, confirma que a Doux mencionou a intenção da companhia de se desfazer de sua unidade de suínos, mas não deixou claro quem iria assumir as dívidas com os integrados.

– Eles disseram que o fornecimento de ração já estava normalizado, mas para mim não ficou claro que essa nova empresa vai assumir as dívidas dos integrados. Normalmente é assim, mas eles não explicaram direito – afirmou.

Ele estima pendências entre R$ 18 milhões e R$ 20 milhões a cerca de 700 integrados de suínos desde agosto do ano passado. Segundo o presidente da Acsurs, a Doux não informou quem seria o comprador.

– Só acredito quando o negócio for fechado. A sensação que tive após sair desse encontro é que a Doux distribuiu bilhetes marcados de loteria e agora temos que esperar se eles vão ser realmente sorteados – declarou.

Comenta-se que o comprador seria a BRF Brasil Foods ou a Marfrig. Procurada pela Agência Estado, a BRF disse que não se pronunciará sobre o assunto. Já a Marfrig negou qualquer aquisição.

Novo sócio

Ainda na reunião com Ministério Público, a Doux disse estar preparando uma operação de abertura de capital para atrair um novo sócio para a companhia e assim resolver os débitos com os seus mais de 1,6 mil produtores integrados de aves. “Com investimentos externos, os pagamentos deverão ser feitos assim que houver conclusão das negociações”, disse o MP na nota. “É legítima a pressão dos agricultores, e também é compreensível a situação da empresa. Justamente por causa das questões sociais que implicam a falta de pagamento é que o MP auxilia o acordo entre as partes”.

Sair da versão mobile