O Ministério da Agricultura informou que vídeos que circulam nas redes sociais sobre o reprocessamento de leite UHT vencidos são falsos. Em grupos do WhatsApp, os materiais “alertam” que indústrias estariam retirando o produto dos supermercados para processar novamente e colocá-lo de volta nas gôndolas. Para identificar, as empresas estariam colocando uma espécie de marcas coloridas no fundo das caixas.
Na mensagem falsa, uma pessoa diz que a dica foi dada por um fiscal do supermercado que faria parte do governo. “Leite velho passa da validade e o pessoal manda de volta pra fábrica e volta ‘novinho’”, diz um outro vídeo.
Em nota, o Ministério da Agricultura informou que o reprocessamento térmico do leite para consumo humano direto é proibido pelo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem (Riispoa). “Não podendo ser, de forma alguma, praticado pelos laticínios”, explica a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria de Defesa Agropecuária, Ana Lucia Viana.
Segundo a pasta, o trabalho de acompanhamento, fiscalização, inspeção e auditoria dos alimentos de origem animal ocorrem regularmente a fim evitar qualquer irregularidade.
De acordo com a Tetra Pak, empresa que fabrica as embalagens, as barras coloridas são, na realidade, o controle da qualidade da impressão. “A impressão de barras coloridas é uma das etapas do processo de impressão. Elas ajudam a assegurar que as cores estampadas nas embalagens estejam na tonalidade adequada e ocupando os espaços corretos”, informou o especialista em impressão da Tetra Pak, Ricardo Granuzzio.
Confira abaixo o processo de produção de embalagens de leite longa vida: