Na segunda, dia 25, o Irã já havia informado a Geller, em visita ao país, que as compras do produto de Mato Grosso seriam liberadas. Tanto o Egito quanto o Irã embargaram a carne bovina de Mato Grosso em maio, depois da ocorrência do caso atípico de vaca louca no Estado.
– Esta nossa missão foi exitosa. Conseguimos cumprir o nosso objetivo de viagem, que era suspender o embargo da carne bovina nos dois países – comemorou Geller, se referindo também ao encontro com o ministro da Agricultura iraniano, Mahmoud Hojjati, no início da semana.
Neste ano, até o momento, foram exportados 82 milhões de quilos de carne bovina para o Egito, num total de US$ 284 milhões. Segundo o Ministério, na reunião de hoje foi discutida a possibilidade de ampliar as exportações brasileiras de milho e a importação de fertilizantes nitrogenados e fosfatados do Egito.
– O Brasil já exporta para o Egito itens do complexo soja, carne bovina, suína e de frango, sendo que neste ano estas exportações chegaram a 46 bilhões de toneladas para o primeiro item e três bilhões de quilos de carnes.
• Veja a entrevista exclusiva com o ministro da Agricultura, Neri Geller: