Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Elegância e adrenalina dão o tom no Campeonato Brasileiro de Atrelagem

Competição foi realizada neste fim de semana, em Boituva (SP)A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Atrelagem ofereceu um espetáculo de elegância e adrenalina ao público, no município de Boituva (SP), durante o fim de semana. O esporte hípico é praticado há séculos, mas foi reconhecido pela Confederação Brasileira de Hipismo em 2009. Com cavalos, carruagens e corrida de bigas, a competição remete ao período medieval, quando a atrelagem ganhou status e refinamento.

A primeira prova do Campeonato foi de minimaratona, com um percurso de três quilômetros. Cada equipe fez o trajeto sozinha em terrenos acidentados e no menor tempo possível. Na primeira fase, o passo é livre. Ou seja, além de andar, o cavalo pode ainda trotar ou galopar.

Na fase seguinte, o que não faltou foram obstáculos. Assim como em todas as provas, o atleta precisa da participação do groom, que é uma segunda pessoa que vai na carruagem para fazer o contrapeso. Principalmente nas curvas mais fortes. E qualquer ajuda extra ao condutor pode resultar em punição, conforme a competidora e presidente da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat), Carol Borja.

Ela pratica o esporte há dois anos e já competiu em países como Espanha e Argentina. Hoje, é considerada a favorita para representar o Brasil no Mundial, que ocorre em agosto, em Portugal. Carol adquiriu o casal de cavalos da raça well chicob há um ano da Argentina.

Sair da versão mobile