Embarques brasileiros de carne de frango atingem novo recorde em maio

Cenário ajuda a sustentar as cotações da carne no mercado brasileiroO volume de carne de frango in natura exportado em maio bateu novo recorde, totalizando 338,4 mil toneladas de carne, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Apesar das oscilações nos últimos meses, tem sido observado um movimento crescente no volume embarcado.

Esse cenário ajuda a sustentar as cotações da carne no mercado brasileiro, segundo informações do Centro de Pesquisas Avançadas em Economia Aplicada (Cepea). A quantidade exportada do produto em maio foi 13,4% superior à de abril e 11,6% maior que a de maio de 2011.

Geralmente, o volume embarcado aumenta de abril para maio. Apenas em 2006 e 2009 que o volume caiu entre esses meses: em 2006, havia um movimento de retração mundial na demanda por carne de frango, causada pela gripe aviária, enquanto que, em 2009, o setor ainda era influenciado pelos reflexos da crise financeira mundial no segundo semestre de 2008.