Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa apresenta Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura em Santa Catarina

Objetivo do projeto é gerar um produto limpo, livre de poluiçãoA Embrapa Suínos e Aves apresenta desta terça, dia 9, a esta quinta, dia 11, no IV Simpósio Brasil Sul de Suinocultura e III Brasil Sul Pig Fair, em Chapecó, Santa Catarina, uma proposta de Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates).

O Sistrates é um processo que integra várias fases para o tratamento de dejetos de suínos e permite obter alto nível de tratabilidade destes efluentes. O objetivo é gerar um produto limpo, livre de poluição. Por isso, a base do sistema é o tratamento de nitrogênio e do fósforo dos dejetos.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, uma das vantagens deste sistema é que ele pode ser acoplado a uma das tecnologias mais difundidas no Brasil na área de tratamento de dejetos, que são os biodigestores. Além do controle da poluição do ar, do solo e da água, o Sistrates pode possibilitar o reuso da água na granja ou na piscicultura ou lançamento do efluente nos corpos d´água.

O processo é considerado uma tecnologia de vanguarda no tratamento ambiental, pois preconiza não somente o tratamento dos resíduos, mas sim toda a produção da granja. O Sistrates é recomendado para granjas tecnificadas, de produção de leitões (UPL) com mais de 3 mil matrizes, ou que têm problemas de área para aplicação dos dejetos. Também podem ser beneficiários produtores, cooperativas e agroindústrias ou empreendimentos do setor de gás e energia que produzem biogás a partir da biomassa.

Outra utilidade para o Sistrates é em projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e aplicações a efluentes da indústria alimentícia, principalmente abatedouros e processadores de carne.

Sair da versão mobile