O objetivo do projeto é adaptar as propriedades dos avicultores familiares vinculados à Aurora às normas internacionais de produção de frango. A assinatura do acordo está marcada para as 13h30min, na sede da cooperativa central, em Chapecó (SC).
O Brasil é desde 2009 o maior exportador de carne do frango do mundo e por esse motivo tem sido alvo de muitas missões de avaliação enviadas por países importadores. As propriedades que criam as aves são sempre visitadas por essas missões.
– O projeto visa preparar essas propriedades para receber equipes de avaliação e, ao mesmo tempo, tornar ainda melhores os resultados obtidos pelos produtores – explica o pesquisador Paulo Sérgio Rosa, um dos coordenadores do Frango Aurora.
Todos os cerca de 1,8 mil produtores de frango ligados à Coopercentral Aurora participarão do projeto nos próximos três anos. De imediato, 55 propriedades foram selecionadas para fazer parte da implantação piloto.
De acordo com a equipe técnica de avicultura da Aurora, serão desenvolvidos protocolos que organizam a produção, desde a documentação até o descarte de aves mortes, para atender a todas as normas brasileiras e internacionais que regem a atividade.
“É um trabalho pioneiro e que agregará ainda mais qualidade ao trabalho feito pela Aurora”, destacam os especialistas.
Após a assinatura do acordo de cooperação técnica, o projeto já será levado ao campo pelos técnicos da Aurora que prestam assistência aos produtores.