O objetivo é a atualização e a troca de informações referentes ao bem-estar na produção de suínos para o aumento dos índices de produtividade e o atendimento das legislações de proteção animal. Esta é a primeira vez que o treinamento é oferecido também para os profissionais dos departamentos técnicos das cooperativas. Antes, os cursos eram ministrados apenas aos motoristas responsáveis pelo transporte dos animais.
? Percebemos essa lacuna com relação aos técnicos que, em outros cursos, pediam para acompanhar as atividades, muitas vezes para conhecer mais de perto a realidade dos embarques. É preciso treinar também quem faz o gerenciamento desse processo para que tenham uma visão crítica da situação ? diz o pesquisador da Embrapa, Osmar Dalla Costa, que criou a capacitação.
O curso têm ainda a coordenação de Charli Beatriz Ludtke, da WSPA, e de Fabiane Bachega, do Grupo Frimesa. Esta é a primeira edição realizada no oeste paranaense, que até então já haviam ocorrido com os prestadores de serviços da Cooperativa Aurora e da BRF Brasil Foods, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A intenção é levar a capacitação para outras regiões produtoras de suínos do país.