Embrapa Gado de Corte tem novo chefe geral

Cleber Soares, médico veterinário e pesquisador, foi escolhido por meio de um processo públicoO pesquisador Cleber Oliveira Soares foi nomeado pela portaria nº 1.287 de 15 de dezembro de 2010 como o novo chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cleber gerenciará o Centro de Pesquisa, em Campo Grande (MS), pelos próximos três anos, prorrogáveis por mais três anos, e a cerimônia oficial de transmissão de cargo ocorrerá em data a confirmar.

A escolha do novo gestor aconteceu por meio de um processo público que envolveu exame de currículo, apresentação e defesa de proposta de trabalho e avaliação de capacidade gerencial. O veterinário Cleber Soares terá a direção de uma Unidade da Embrapa que tem como missão viabilizar soluções tecnológicas sustentáveis para a cadeia produtiva da pecuária de corte, com mais de 30 anos de existência. Junto a ele, compondo a equipe estão no quadro 208 funcionários, desses 51 são pesquisadores.

O médico-veterinário, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 1996, com mestrado em Parasitologia Veterinária e Ph.D. em Ciências Veterinárias já liderou 20 projetos de pesquisa e desenvolvimento (com ênfase em genômica, imunologia e biotecnologia aplicada a patógenos), transferência de conhecimento e de tecnologias e desenvolvimento institucional, e colaborou em mais de 50.

Na Empresa desde 2001, Soares foi consultor científico do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA (Costa Rica), gerente do Núcleo de Apoio a Projetos da Embrapa Gado de Corte, assessor da chefia de P&D e chefia-geral da mesma e de 2005 a 2010 atuou como chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Unidade. Além disso, trabalhou como consultor Ad-hoc de outros Centros da Embrapa, de instituições nacionais de Ciência e Tecnologia, Fomento e Agronegócio, como o CNPq e FINEP, e internacionais, como o Colégio Brasileiro Argentino de Biotecnologia, o Programa Biotech Sur – Convênio Mercosul/Comunidade Européia e Agriculture Research Service  (ARS/USDA), EUA.