Com o objetivo de compartilhar conhecimentos tecnológicos e informações de negócios para os integrantes da cadeia produtiva de criação de rãs, a Embrapa lançou o site “Ranicultura em Rede”, gerenciado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
De acordo com informações divulgadas pela empresa, a plataforma digital é resultado do esforço conjunto de instituições públicas e privadas para a construção de uma rede de interação e aprendizagem para a cadeia ranícola no âmbito de um projeto financiado pela Embrapa. “A ideia é colocar todos os membros em contato, para trocar experiências e solucionar problemas tecnológicos e de comercialização”, informa o co-gestor da rede André Cribb, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
O site “Ranicultura em Rede” representa um elo importante entre pessoas interessadas no tema e informações de credibilidade. Apresenta chamadas para editais de financiamento à pesquisa, eventos ligados à área como congressos e afins, notas e matérias jornalísticas recentes, dicas de produção, informações sobre instituições referenciais que apoiam a atividade e outros. “Pretendemos manter a página sempre atualizada, com informações relevantes e confiáveis, disponíveis a todos. Além de constituir uma espécie de ‘ponto de encontro’, para interligar pessoas que podem se unir em prol do desenvolvimento pessoal e profissional, atuando como uma rede cooperativa”, afirma André Muniz, Professor da Universidade Federal do Paraná e co-gestor da rede.
A Rede de Ranicultura foi criada em 2010 e atualmente conta com mais de 330 pesquisadores, extensionistas, fornecedores de insumos e serviços, produtores, comerciantes e consumidores na lista de discussão por e-mail; e mais de 370 membros no grupo ‘Ranicultura’ no Facebook, incluindo membros de países da América Latina (Chile, Peru, México) e Europa (Portugal).
É possível solicitar cadastramento para se integrar à Rede, acessar notícias, eventos e informações relacionadas à cadeia ranícola pelo endereço: http:\ranicultura.ctaa.embrapa.br.