O painel será coordenado pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maria do Socorro Maués, e pelo professor da Universidade Estadual de Goiás, Marlos Castanheira, e reunirá pesquisadores, acadêmicos e criadores do Brasil e da Espanha para discutir o atual panorama da conservação de raças de animais domésticos ameaçadas de extinção e definir ações conjuntas para o futuro.
O workshop vai contar com três mesas-redondas e uma palestra. A primeira, de 9 às 10h20, vai discutir a conservação in situ de grandes ruminantes como recursos genéticos, com a participação dos pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), José Ribamar Felipe; da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Raquel Soares Juliano, e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maria do Socorro Maués. Em seguida, de 10h40 às 12h, outra mesa-redonda vai apresentar a conservação in situ de pequenos ruminantes como recursos genéticos. Como debatedores, estarão os pesquisadores da Embrapa Caprinos (Sobral, CE), Olivardo Facó; e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Samuel Paiva e Alexandre Floriani.
Na parte da tarde, outra mesa-redonda discute o tema “Raças locais, banco de germoplasma e mudanças climáticas” com a participação do professor da Universidade de Córdoba, Espanha, Juan Vicente Bermejo; do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arthur Mariante, e da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Concepta McManus Pimentel. A programação do workshop será encerrada com a palestra “Raça Crioula Lageana: o esteio do ontem, o labor do hoje e a oportunidade do amanhã”, a ser proferida pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Crioulo Lageano, Edison Martins.