Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa publica artigo sobre pesquisa inovadora em reprodução animal

Pesquisa com bovinos possibilitou a visualização inédita de óvulos no interior de folículos ovarianos em vacas vivasUma pesquisa com bovinos possibilitou a visualização inédita de óvulos no interior de folículos ovarianos em vacas vivas (exame in vivo). A técnica utilizada foi a Ultrassonografia Biomicroscópica (UBM) e abriu a possibilidade de avaliação dessas estruturas antes mesmo da ovulação. O resultado da pesquisa foi publicado em artigo, na edição de março, do periódico internacional Animal Reproduction Science, da Editora Elsevier. O estudo foi realizado na Universidade de Saskatchewan, no Canadá, pelo

Pfeifer explica que os resultados obtidos são importantes, pois a visualização de componentes do ovário, com definição próxima da microscópica, em tempo real e no animal vivo, pode permitir o estudo da dinâmica de crescimento dos folículos.

— Com a obtenção da imagem dos óvulos abre-se a possibilidade de começar avaliar a qualidade, o desenvolvimento e as características do óvulo no decorrer do período folicular — destaca o pesquisador.

O trabalho traz novas perspectivas para avanços no estudo da fisiologia ovariana em bovinos porque, através da UBM, é possível identificar e acompanhar, passo a passo, o início do desenvolvimento de folículos muito pequenos, em tamanho inferior a um milímetro, o que não era possível com a ultrassonografia convencional.

— Atualmente, quando temos o resultado negativo para prenhez, não há como apontar onde exatamente foi o problema, se no sêmen ou na qualidade do óvulo. O resultado desse estudo possibilita a prospecção de novas técnicas, lembrando que o que conseguimos até agora foi apenas ter acesso a essa estrutura — diz Pfiefer.

Outra possibilidade futura, de acordo com o pesquisador, é que os tratamentos hormonais utilizados para inseminar vacas em tempo-fixo (IATF) podem ser melhor estudados com a possibilidade de acessar as imagens e a qualidade dos óvulos antes da ovulação.

Sair da versão mobile