A Embrapa Rondônia é a única instituição do Estado credenciada a oferecer o curso, que é dividido em aulas teóricas e práticas, com duração de uma semana. Desde a última segunda, dia 22, os médicos veterinários recebem noções teóricas das doenças e detalhes da legislação e padrões de sanidade exigidos pelos órgãos fiscalizadores. Nas aulas práticas são aplicadas técnicas de diagnóstico e prevenção.
A brucelose e a tuberculose são doenças transmissíveis dos animais para as pessoas. A brucelose acontece pela ingestão de produtos de origem animal, como leite in natura e derivados, que não recebem os tratamentos industriais adequados. A tuberculose, por sua vez, é transmitida pelo ar. Pessoas que lidam diretamente com os animais estão mais sujeitas a contrair a doença.
Certificação
Os médicos veterinários capacitados estarão aptos a realizar os procedimentos exigidos na certificação de propriedades, que faz parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária a Abastecimento (Mapa). No início deste mês, os técnicos da Embrapa Rondônia certificaram duas propriedades com rebanho bovino e bubalino.
Foram as primeiras da região Norte a conquistar a certificação, provando que o rebanho está livre das doenças, o que agrega qualidade e valor à carne, ao leite, aos próprios animais e à saúde humana.