Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embutidos valorizam carne suína em até 50%

Senar-MS oferecerá capacitação para produtores entrarem no mercado 

Fonte: Senar/MS

A carne suína pode se valorizar em até 50% quando é utilizada na produção de embutidos e produtos defumados, afirma levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MS).

– O custo-benefício é muito bom. De um porco grande, de 70 quilos, podemos produzir em média 200 peças. Se o produtor vende cada uma por R$ 10, são R$ 2 mil de lucro bruto – afirma o Senar, em nota.

Para ajudar os produtores a entrarem neste mercado, o Senar-MS oferecerá capacitação em Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Suínos em três municípios: Coxim, de 18 a 21 de agosto, no Alto Planalto; em Dourados, de 25 a 28 de agosto, na Casa Esperança; e em Brasilândia, de 26 a 29 de agosto, na Fazenda Santa Tereza.

Segundo o instrutor responsável pelas aulas, Francisco Ferreira de Souza, curso ensinará o melhor aproveitamento da carne suína, permitindo que o produtor conheça novas técnicas de processamento da carne.

– Os pequenos produtos têm o costume de fazer a carne suína frita, cozida e guardá-la no freezer. Nós ensinamos a fazer novos usos dessa carne, como salame, presunto, apresuntado, lombo defumado, linguiça calabresa, linguiça portuguesa, linguiça frescal, bacon e calabresa – diz.

A capacitação apresentará os procedimentos de fabricação do produto desde o abate, corte, cura, técnicas de cozimento, manipulação e armazenamento. Há ainda a etapa de defumação, que se dá pela exposição da carne ao calor e fumaça.

Para mais informações, acesse o site www.senarms.org.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

Sair da versão mobile