Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Emissão de gás metano pela pecuária caiu nos últimos anos

Abate precoce contribui para queda na quantidade relacionada a cada quilo de carneA quantidade de gás metano emitido por quilo de carne produzida caiu cerca de 30% nos últimos 18 anos. A informação é do professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo, Paulo Henrique Mazza Rodrigues, que participou do workshop sobre Sustentabilidade na Pecuária de Corte, realizado nesta quarta, dia 10, em Brasília. O metano é um dos principais gases que provocam o efeito estufa.

Segundo Paulo Henrique Mazza, um dos fatores que contribuíram para essa redução foi a diminuição da idade do abate.

? Não foi preciso mexer em nada em relação ao metano. Nós conseguimos reduzir a emissão desse gás trabalhando com estratégias de redução da idade do abate de cinco para três anos ? afirma.

Durante o workshop foram apresentadas, ainda, outras ações que podem ajudar na diminuição da emissão de gases pela pecuária brasileira. Entre elas, a recuperação de áreas degradadas, controle do desmatamento, melhoria de qualidade das forragens, manejo adequado das pastagens e também o incentivo aos programas de sustentabilidade agropecuária.

O Programa de Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura (ILPS) e o Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) do Ministério da Agricultura também foram apresentados durante o evento. Os projetos investem na capacitação de técnicos e na conscientização de produtores sobre a emissão dos gases do efeito estufa, além do aperfeiçoamento de linhas de créditos para aqueles que adotam programas de sustentabilidade.

Sair da versão mobile